sábado, 14 de agosto de 2010

Lesão Célular Relacionada à Cirrose.

           Como o álcool pode ser tão degenerativo com as celular hepáticas? É simples, o nosso figado ele é adaptado a degradar substâncias diversas, até substâncias químicas como medicamentos e o proprio álcool mas isso deve ocorrer de forma gradativa onde a exposição a essas substâncias devem ser controladas, como num tratamento medicamentoso que é sobe prescrissão medica, mesmo esses devem ser tomados de forma controlada e acompanhada por profissionais capacitados, mas vamos falar sobre o nosso fígado como eu tinha dito ele tem a capacidade de destruir o álcool, porque possui enzimas que o transformam em outras substâncias, por exemplo, o acetaldeído. Acontece que, quando o álcool é ingerido em quantidades maiores, começam a aparecer lesões nas células hepáticas. Obviamente, se o indivíduo bebe todos os dias e há muito tempo, a recuperação celular fica mais difícil e o metabolismo do álcool é comprometido.
           Um dos motivos da degeneração e consequentimente lesão célular é uma desidratação das células por conta do álcool, que acaba matando a célula, lembrando que as células do nosso corpo tem uma morte natural e programada onde outras células jovens surgem, mas no caso da ingesta de bebidas alcoolicas com uma frequencia maior não só mata as células mas tambem destroem as novas estruturas celulares que iram surgir, assim aquele abito de achar que uma dose diaria de álcool é comum vai acabar pois novos estudos mostran que por mais que seja minina a ingesta a longo praso faz o mesmo mal.
           Por isso temos que lembra aos bebedores frequentes que o nosso fígado ele tem uma capacidade de metabolizar 80 gramas de álcool dia, que é o equivalente à três cervejas de 600ml, um copo americano e meio de cachaça, duas taças e meia de vinho e duas doses de Wisky. Fazem com que seu fígado esteja trabalhando no limite para o metabolismo do álcool. A quantidade faz a diferença na degeneração das células mas é na frequencia com que se bebe que é um dos principais fatores da destruição das células. Não se tem uma media para se ingerir álcool, pois cada organismo é unico em sua conformação célular o que se deve ter é consciencia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário