sábado, 21 de agosto de 2010

Necrose por Liquefação.

            Necrose por liquefação: o tecido necrótico fica limitado a uma região, geralmente captaria, havendo a presença de grande quantidade de neutrófilos e outras células inflamatórias (os quais originam o pus). É comum em infecções bacterianas. Pode ser observada nos abscessos e no sistema nervoso central, bem como em algumas neoplasias malignas.
            Fora do corpo também encontramos necroses por liquefação, vou mostra pra vocês! É comum estudar uma necrose observando uma lamina de microscópio, mas vamos olhar a olho nu uma necrose, e ver que a vida ao nosso redor tem muito a ensinar e principalmente com os nossos próprios erros! Imagine uma área limitada... em uma determinada região com seu ecossistema atuando normalmente... estão visualizando? Agora pensem num grupo de bactérias ruins que existem na terra com algumas pessoas sem consciência dos seus atos... agora pensem num lindo lago...



           Tudo aquilo que você imaginou é mais ou menos assim? Um que bom, mas é uma pena ver tudo isso ser destruído...

          A bactéria (o homem) sem escrúpulos, suga tudo que o organismo tem para oferecer (a Terra), deixando apenas uma área devastada e sem reutilização, onde só é possível fazer uma desabitação do lugar. Após uma forte depredação do local onde a bactéria se instala, veja como fica!


           O que podemos observar é uma tentativa em vão dos neutrófilos para tentarem restabelecer a antiga condição do pequeno ecossistema que você imaginou... mas não é eficaz pois eles sempre morrem e assim muito dificilmente coletam o que é ruim...


          As necroses por liquefação podem ser causadas por: bactérias, parasitas dentre outros fatores, na maioria das vezes não se pode prevenir esse tipo de necrose microscópica, mas existem exemplos que podemos evitar... não cause no planeta pois ele é uma organismo vivo!!!


Bons Estudos.

Um comentário: