sábado, 4 de setembro de 2010

Calcificação.

              Os problemas comuns de coluna, geralmente são corrigíveis, e causados por má postura ou por genética, ou com causas idiopáticas, mas quando se tornam graves e geram calcificações, podem ter origem metabólica.
              Ocorreu um caso no ES em 1998, e estudos de patologias mostraram que muitas pessoas possuem problemas de glândulas e hormonais e não sabem. Quando atentam para o problema, já estão em fase de cirurgias ou de calcificações que limitam seus movimentos, até ficarem em cadeiras de rodas.
Geralmente ocorrem em pessoas com problemas de. Hiperparatiroidismo familiar ou de hiper - tiroidismo, onde ocorre a fixação do cálcio circulante do sangue, nos ossos, sem que as células modeladoras dos ossos, “osteoclastos” consigam agir e controlar essa atividade. Com o tempo, ocorre a calcificação sistêmica, generalizada, não só de articulações como também de vasos e artérias, levando o indivíduo á morte.
              Um simples exame de sangue e a visita a um endócrino, podem evitar transtornos da calcificação. A Fisioterapia pode auxiliar nesses casos quando a calcificação começa a limitar os movimentos da marcha, por exemplo.

Exames que podem auxiliar no diagnóstico da doença:

· Exame de Achados Sanguíneos
· Densitometria óssea,
· Radiografias,
· Ecografias

               Para se curar das calcificações, se trata o hipertiroidismo para que se ordenem as moléculas hormonais, e que se organize a fixação de cálcio nos ossos.

Indicações para Terapêutica Cirúrgica
              Todos os doentes com manifestações clássicas de HPTP, nomeadamente nefrolitíase, osteíte fibrosa quística ou doença neuromuscular têm indicação cirúrgica. No entanto, e porque atualmente cerca de80% dos doentes é assintomática, a paratiroidectomia não é o tratamento de escolha em todos os casos, apesar de ser a única terapêutica curativa. Além desses cuidados, também convém lembrar que os hábitos alimentares de pessoas com esses problemas, devem ser mudados. Tratamentos cirúrgicos podem piorar a situação caso o problema glandular não tenha sido solucionado. Muitas vezes esse não é o caminho. A fisioterapia pode auxiliar em relação á postura e ao alívio dos quadros dolorosos. Hidroterapia é muito bem indicada nesses casos, com exercícios de baixo impacto.

Bons Estudos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário