sábado, 4 de setembro de 2010

Morte Celular por Apoptose

               Apoptose, ou morte celular programada, é um processo essencial para a manutenção do desenvolvimento dos seres vivos, sendo importante para eliminar células supérfluas ou defeituosas. Durante a apoptose, a célula sofre alterações morfológicas características desse tipo de morte celular. Tais alterações incluem a retração da célula, perda de aderência com a matriz extracelular e células vizinhas, condensação da cromatina, fragmentação internucleossômica do DNA e formação dos corpos apoptóticos. 
               Muitas são as moléculas envolvidas no controle das vias de ativação da apoptose, dentre estas, as proteínas antiapoptóticas e pró-apoptóticas, além das caspases. Esse fenômeno biológico, além de desempenhar um papel importante no controle de diversos processos vitais, está associado a inúmeras doenças, como o câncer. A compreensão dos mecanismos apoptóticos permitiu o desenvolvimento de novas estratégias no tratamento do câncer. Tais estratégias são embasadas na indução da morte nas células tumorais e em uma maior resposta aos tratamentos com radiação e agentes citotóxicos.




              Nos podemos observar a apoptose de vários tipos de células pois todas elas já nascem sabendo o dia que deveram morrer... As células que passam por esse processo são absorvidas pelo próprio organismo, esse fenômeno é essencial para a manutenção e regulação do nosso corpo.



               Não é difícil de observamos apoptose é nossa sociedade, pois existem vários sinônimos para esse fenômeno e um desses é chamado de homens bomba, essas células da nossa sociedade já nascem treinadas para esse propósito.



              A célula no caso o homem e a bomba que fará o papel dessa ativação, com um intuito não só de destruição da célula programada, mas infelizmente causa a morte de celular vizinha onde tal desastre afeta todo um sistema com difíceis recuperações.


               Tentamos remediar essas ativações desses tais homens bomba, mas, no entanto eles agem por um propósito que não trará benefícios para a sociedade.

              Hoje sabemos que a apoptose é um processo natural de corpo, onde exercem uma manutenção e equilíbrio dos sistemas orgânicos, tornados capazes de uma renovação melhor, pois entraram ou não novas células que ocuparam esse lugar destas tais células defeituosas. Agindo assim o nosso organismo elimina essas células que não tem utilidade para o corpo e reaproveitam algo delas Como fluidos, enzimas, membranas, entre outros.
              Mas no caso da sociedade não se pode reaproveitar nada, pois quando ocorre uma morte por homem bomba o que fica é apenas desastre e uma lição que poucos aprendem, que muitas vezes a destruição sem a reconstrução trás danos irreparáveis ao sistema pois todos estão interligados. E agindo dessa forma todo o sistema(a sociedade) terá um fim mais próximo...



Nenhum comentário:

Postar um comentário